Dona Diva: nota biográfica

Laura Oeste, Nathan Marcos Buba, Walderes Cocta Priprá de Almeida
N.1, V.1, abril 2020
Divaldina Luiz ou Dona Diva como gosta de ser chamada, é uma mulher Kaingang nascida no dia 30 de outubro de 1942 na aldeia Pinhalzinho, Terra Indígena Xapecó, localizada no atual município de Ipuaçu/SC. Dona Diva é muito respeitada por sua comunidade, sendo considerada uma Kofá, nome Kaingang dado às pessoas mais sábias da comunidade. Em suas entrevistas, ela descreve como se deu a retirada desses arrendatários entre as décadas de 1970 e 1980. Outro ponto destacado por Dona Diva foi a organização de um grupo, que participou a sua irmã e outros Kaingang, nos quais lutaram pela defesa dos últimos pinheiros na aldeia Sede da Terra Indígena Xapecó

Junte-se a nós

Gostaríamos muito de receber suas contribuições, ideias e trabalho para se juntar a nós nesta caminhada!

 Estamos trabalhando para colocar no ar as mais diversas produções de mulheres indígenas e nosso objetivo é ter uma periodicidade semestral, sendo o primeiro volume em abril e o segundo em outubro. 

Confira abaixo algumas recomendações para participar. Estamos abertos para novos formatos e ideias, então fique à vontade para nos dar outros caminhos que possamos percorrer e aprender juntas.

Museu digital de história indígena Uyruma

Contato