mulheres que
fazem história


notícias


Mulheres que fazem história

N.1, V.1, abril 2020
Mulher, mãe, ativista, liderança nacional e inspiração de muitas no movimento indígena e muito além dele! Sonia é do povo Guajajara, do Maranhão.
N.1, V.1, abril 2020
Mbya Guarani, liderança da aldeia Itaty, no Morro dos Cavalos, em Palhoça/SC.
N.1, V.1, abril 2020
Advogada, tendo sido a primeira mulher indígena a exercer esta profissão no Brasil.
N.1, V.1, abril 2020
Conquistou visibilidade no mundo das Artes ao se tornar a primeira curadora indígena no prestigiado Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Notícias

N.1, V.2, set 2021
Ao longo desta semana o Supremo Tribunal Federal retomará o julgamento que pretende definir o destino da tese do “marco temporal”, a qual defende que os indígenas podem reivindicar apenas as terras que ocupavam quando da Constituição de 1988.
N.1, V.2, abril 2021
Em 2019, 2500 mulheres de mais de 130 povos indígenas, somaram vozes e forças em Brasília em um momento de luta e de (re)afirmação de sua existência…
N.1, V.2, abril 2021
A Rede de Mulheres FagTar manifesta publicamente nossa indignação e revolta com o ato de violência brutal cometido contra Daiane Kaingang, 14 anos…
N.1, V.2, abril 2021
A Rede de Mulheres FagTar vem a público manifestar nosso repúdio a um triste ato de violência e crueldade cometido contra uma menina Guarani Kaiowá de apenas 11 anos…
N.1, V.2, abril 2021
“A mãe de todas as lutas”, de Susanna Lira, conta com a condução narrativa de uma de nossas colaboradoras, a ativista indígena Shirley Krenak.
N.1, V.1, abril 2020
Mais de 267 mulheres indígenas, de 116 povos, em 37 países diferentes se reuniram em um grande círculo de conversas. Compartilhamos reflexões, críticas, dores, sonhos e ações.
N.1, V.1, abril 2020
Apresentamos uma lista com 43 mulheres indígenas, algumas vocês podem seguir nas redes, outras estão em suas comunidades e algumas já deixaram seu nome marcado na trajetória do movimento de mulheres.
N.1, V.1, abril 2020
Algumas das centenas de grandes mulheres indígenas lutando pelas suas vidas, pelas florestas, pelo clima, pelos seus povos. Precisamos fortalecer essas lideranças, dar visibilidade às suas lutas mais do que nunca.

APIB

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB

N.1, V.1, abril 2020
Nasceu com o propósito de fortalecer a união dos povos indígenas, a articulação entre as diferentes regiões e organizações indígenas do país.
N.1, V.1, abril 2020
Mídia para a difusão da cultura indígena através da ótica tradicional, mas agregando a velocidade e o alcance da tecnologia e internet.
N.1, V.1, abril 2020
Vamos juntos, existir para resistir, levar a voz doz povos indígenas para o mundo, comunicar para lutar e demarcar!
N.1, V.1, abril 2020
Foi constituída em 2009 como resultado do I Seminário Nacional de Juventude Indígena, realizado em Brasília – DF.
N.1, V.1, abril 2020
Jornalismo especializado nas temáticas gênero, feminismo e direito das mulheres em Santa Catarina.
N.1, V.1, abril 2020
Organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.
N.1, V.1, abril 2020
O feminismo tem sido um conflito social importante na sociedade brasileira, e que se consolidou especialmente na sua interação com grupos de esquerda durante o período da ditadura (1964-1985) e que, neste período, trouxe significativas mudanças sociais.
N.1, V.1, abril 2020
Rede de comunicação livre que busca novas formas de produção e distribuição de informação a partir das novas tecnologias e de uma lógica colaborativa de trabalho.
N.1, V.1, abril 2020
Os dez anos da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas são o mote do documentário Mulheres Indígenas: Vozes por Direitos e Justiça, lançado pela ONU Brasil, em abril de 2018, em Brasília (DF).
N.1, V.1, abril 2020
Organização da sociedade civil brasileira para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
N.1, V.1, abril 2020
“Dizer que nós mulheres indígenas não enfrentamos violência de gênero é mentira” Porta-voz do movimento das mulheres indígenas, Ro’Otsitsina Xavante conta como elas estão se organizando para combater o machismo nas aldeias
N.1, V.1, abril 2020
Lideranças, cacicas e pajés, as mulheres indígenas têm conquistado representatividade nas lutas de seus povos e inspirado a participação umas das outras nos avanços pela ampliação e ocupação de seu espaço.

Junte-se a nós

Gostaríamos muito de receber suas contribuições, ideias e trabalho para se juntar a nós nesta caminhada!

 Estamos trabalhando para colocar no ar as mais diversas produções de mulheres indígenas e nosso objetivo é ter uma periodicidade semestral, sendo o primeiro volume em abril e o segundo em outubro. 

Confira abaixo algumas recomendações para participar. Estamos abertos para novos formatos e ideias, então fique à vontade para nos dar outros caminhos que possamos percorrer e aprender juntas.

Contato