artigos e
dossiês


prosas


intelectuais
indígenas


Artigos e dossiês

[Fag.Tar] a força delas: abrindo caminho

Juliana Salles Machado e Jozileia Daniza Kaingang

N.1, V.1, abril 2020
O editorial abre caminho para rede Fag.Tar que se inaugura. O intuito desta rede é construir uma compreensão integrada entre o saber-fazer particular das mulheres indígenas e a história socioambiental de longa duração de suas regiões.

Mulheres indígenas: especialistas em cura Kaingang

Adriana Aparecida Belino Padilha de Biazi

N.1, V.1, abril 2020
O artigo se propõe a mostrar o protagonismo das mulheres indígenas em suas funções como especialistas em cura, ressaltando suas especificidades na formação espiritual e relação com a mata, com enfoque na Terra Indígena Xapecó/SC.

O sentido das artes/artesanatos:

o olhar das mulheres Guarani sobre os usos do artesanato e rituais
Juçara de Souza

N.1, V.1, abril 2020
Os sentidos das artes/artesanatos pelosos olhares das mulheres guarani da TI Morro dos Cavalos, nas aldeiasde Itaty, Tataendy Rupa e Yy Akã Porã e dos rituais feitos comalguns artesanatos confeccionados por mulheres das aldeias que moram ou passaram pela TI.

Marcha das Mulheres Indígenas:

“TERRITÓRIO: NOSSO CORPO, NOSSO ESPÍRITO” documento final

N.1, V.1, abril 2020
O Manifesto de 2.000 mulheres indígenas de mais de 100 povos diferentes é resultado do 1º Fórum e 1ª Marcha das Mulheres Indígenas realizado em agosto de 2019 em Brasília. 

Mulheres Indígenas, Mulheres de Luta:

Terra, Educação e Resistência
Juliana Salles Machado; Isabele Soares Parente; Jozileia Daniza Kaingang; Marcelo Gonzalez Fagundes.

Obra original: “Mulheres de Luta: Feminismo e esquerdas no Brasil (1964-1985). Editora: Appris Ltda. Edição 1ª 2019”
N.1, V.1, abril 2020
O capítulo da obra aborda o impacto do Estado ditatorial brasileiro (1964-1986) na vida dos povos indígenas, enfatizando as estratégias de resistências destes povos contra as expropriações de terras e outras violências, e coloca em destaque o papel fundamental das mulheres nesta luta.

Prosas

Publicado em “Revista: Diversidade e Educação, v.7, n. especial”
N.1, V.1, abril 2020
Na entrevista, Kuawá fala sobre o protagonismo das mulheres indígenas e suas reivindicações na atualidade, muito ligadas ao respeito ao modo de viver indígena e a luta pela terra.

#poetisaprendiz

Rosi Waikhon Waíkhana/Piratapuia

N.1, V.1, abril 2020
Esta coletânea de poesias reúne produções de 2017 a 2019 da autora. Através de sua poesias, Rosi Waikhon traz um olhar/sentir sensível do mundo a sua volta, celebra a vida e a força de caminhar com a sabedoria ancestral. Arte rompe fronteiras.. Arte é liberdade Arte incômoda Arte vai além do que se pode imaginar Arte cria teia.

Museu digital de história indígena Uyruma

Intelectuais Indígenas

N.1, V.1, abril 2020
Rompendo o silenciamento imposto por muito tempo às suas vozes, as mulheres indígenas pesquisadoras e cientistas estabelecem uma interlocução entre dois mundos, combinando saberes ocidentais e indígenas.
N.1, V.1, abril 2020
Ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas. Coletânea de materiais didáticos  produzidos por professores indígenas.

Junte-se a nós

Gostaríamos muito de receber suas contribuições, ideias e trabalho para se juntar a nós nesta caminhada!

 Estamos trabalhando para colocar no ar as mais diversas produções de mulheres indígenas e nosso objetivo é ter uma periodicidade semestral, sendo o primeiro volume em abril e o segundo em outubro. 

Confira abaixo algumas recomendações para participar. Estamos abertos para novos formatos e ideias, então fique à vontade para nos dar outros caminhos que possamos percorrer e aprender juntas.

Contato