O sentido das artes/ artesanatos:

o olhar das mulheres Guarani sobre os usos do artesanato e rituais

Juçara de Souza

N.1, V.1, abril 2020

Neste trabalho escrevo sobre os sentidos das artes/artesanatos pelos olhares das mulheres guarani da TI Morro dos Cavalos, nas aldeias de Itaty, Tataendy Rupa e Yy Akã Porã e dos rituais feitos com alguns artesanatos confeccionados por mulheres das aldeias que moram ou passaram pela TI. A partir da minha experiência enquanto mulher guarani, escrevo sobre a relação de sentimento do silencio e do escutar junto com rituais e nos rituais que são contados pelas mulheres em seus feitos para os filhos recém-chegados. Escrevo sobre os significados que a arte de fazer artesanato tem relação com a educação escolar e educação guarani nos dias de hoje. Trago entrevistas de professores da escola indígena escrevendo sobre a arte de fazer artesanato nas aulas práticas, como o artesanato é colocado como tema em suas aulas e sua importância para o povo guarani.

Junte-se a nós

Gostaríamos muito de receber suas contribuições, ideias e trabalho para se juntar a nós nesta caminhada!

 Estamos trabalhando para colocar no ar as mais diversas produções de mulheres indígenas e nosso objetivo é ter uma periodicidade semestral, sendo o primeiro volume em abril e o segundo em outubro. 

Confira abaixo algumas recomendações para participar. Estamos abertos para novos formatos e ideias, então fique à vontade para nos dar outros caminhos que possamos percorrer e aprender juntas.

Contato