Expressões
Kunhague Arandu Rekó,
Ta'ánga re a égui nhembopara
Sabedoria dos ciclos de vida das mulheres Guarani.
Gennis Ara'í Martins Timóteo
N.1, V.1, abril 2020
Visto que a mulher foi feita por Nhandetchy como uma obra de arte, todas as pinturas desta exposição fazem homenagem ao ciclo de vida das mulheres Guarani sábias e guerreiras. Em cada tela está uma pintura mostrando como é o ciclo de vida da mulher.
Hori
Daiara Tukano
N.1, V.1, abril 2020
Na língua Dahseyé (tukano) Hori é a miraçaão: a percepção e a expressão visual do Caapi, que dá origem a uma série de desenhos sagrados trabalhados pelos povos em suas cerimônias e objetos quotidianos como cerâmicas, cestarias, bancos e pinturas corporais.
Ora Kunhangue
Jera Mirim
N.1, V.1, abril 2020
Essa música foi uma ideia junto com minha irmã de fazer uma letra que falasse um pouco sobre as mulheres indígenas, para denunciar a violência que as mulheres indígenas sofrem, caladas. Resolvemos falar em forma de uma música.
Mundo Delas
Adeloya Magnoni
N.1, V.1, abril 2020
Foi em 2017, no 13º Mundo de Mulheres e 11º Fazendo Gênero que nossa caminhada se inicia. Através das lentes de Adeloyá compartilhamos parte de nossos passos, nossa então ainda pequena semente plantada em um mural, em nossas vozes, em nossos corpos. Corpos agora unidos, benzidos, transformados e suados que lutam, que curam e que clamam em uma voz: demarcação já!
O lugar que a gente ocupa
Marcia Wayna Kambeba
N.1, V.1, abril 2020
Entoa um canto acompanhada do Maracá e chocalho como fechamento de uma fala sobre as mulheres indígenas e seus saberes em Florianópolis, 2018.