Este artigo busca mostrar o protagonismo das mulheres indígenas Kaingang, nas suas funções como especialistas em cura, seja, Kujá, Benzedoras e Remedieiras. Elencando pontos principais das funções exercidas tanto dentro ou fora da Terra Indígena Xapecó/SC, apresentando as diferenças no processo de sua formação enquanto especialista, pois sabe-se que ambos são distintos e que cada uma possui uma relação diferente com a mata.

Além de serem mulheres especialista Kaingang, elas são mães, avós, tias, madrinhas; são estas variadas funções que as cercam que fazem com que meu interesse pelo tema seja inspirador, observando a força delas que está intrínseca principalmente no ser mulher indígena, tendo em sua frente várias funções que as tornam guerreiras.

Os dados apresentados são frutos da minha pesquisa de campo, realizadas no período de 2014 à 2016, que tiveram desdobramentos na finalização do meu TCC e da dissertação de mestrado. Minhas fontes de pesquisas são as mulheres Kaingang e as especialistas Kujá, Benzedeiras e Remedieiras.

Este artigo tem como objetivo, dar visibilidade as mulheres especialista em cura Kaingang, destacando a diferença dos processos de formação espiritual e as funções que cada possui dentro da Terra Indígena Xapecó/SC.

Junte-se a nós

Gostaríamos muito de receber suas contribuições, ideias e trabalho para se juntar a nós nesta caminhada!

 Estamos trabalhando para colocar no ar as mais diversas produções de mulheres indígenas e nosso objetivo é ter uma periodicidade semestral, sendo o primeiro volume em abril e o segundo em outubro. 

Confira abaixo algumas recomendações para participar. Estamos abertos para novos formatos e ideias, então fique à vontade para nos dar outros caminhos que possamos percorrer e aprender juntas.

Contato